Alta dosagem pode causar resultados nocivos
Muitas vezes, os idosos precisam tomar um grande número de medicamentos, entretanto, a dosagem muito alta pode provocar resultados inesperados e nocivos.Uma pessoa que ingere 10 medicamentos diferentes pode ter 44 interações medicamentosas - quando combinados, anulam a ação um do outro ou produzem efeitos colaterais inesperados, que precisam ser analisados. No caso de 15, essas interações sobem para 104.Segundo o farmacêutico americano Armon Neel Jr., a maioria dos medicamentos prescritos pelos médicos causam mais prejuízos do que benefícios aos idosos. "A maioria dos idosos está, infelizmente, tomando produtos que não deveria”, aponta o farmacêutico.Para Neel, depois dos 30 anos, perdemos anualmente 1% das funções renais e do fígado. Aos 80 anos, um idoso tem 50% das funções desses dois órgãos. E um medicamento eficaz para um paciente de 40 anos pode ser um perigo aos 60 anos. E isso acontece porque o corpo do idoso não metaboliza mais a droga da mesma maneira.Fonte: Veja
Muitas vezes, os idosos precisam tomar um grande número de medicamentos, entretanto, a dosagem muito alta pode provocar resultados inesperados e nocivos.
Uma pessoa que ingere 10 medicamentos diferentes pode ter 44 interações medicamentosas - quando combinados, anulam a ação um do outro ou produzem efeitos colaterais inesperados, que precisam ser analisados. No caso de 15, essas interações sobem para 104.
Segundo o farmacêutico americano Armon Neel Jr., a maioria dos medicamentos prescritos pelos médicos causam mais prejuízos do que benefícios aos idosos. "A maioria dos idosos está, infelizmente, tomando produtos que não deveria”, aponta o farmacêutico.
Para Neel, depois dos 30 anos, perdemos anualmente 1% das funções renais e do fígado. Aos 80 anos, um idoso tem 50% das funções desses dois órgãos. E um medicamento eficaz para um paciente de 40 anos pode ser um perigo aos 60 anos. E isso acontece porque o corpo do idoso não metaboliza mais a droga da mesma maneira
fonte Guia da Farmácia